Radio Enge
TECNOLOGIA
O monitoramento via rádios Radioenge é uma tecnologia que permite a transmissão bidirecional de eventos gerados pelas centrais de alarme até a central de monitoramento.
As vantagens da transmissão via rádio sobre os meios tradicionais de transmissão (Telefone, GPRS e Ethernet) são várias.
A transmissão via rádio:
- Pode ser implantada em locais onde não haja infraestrutura de telefonia ou internet;
- Envia eventos mesmo sob ação de bloqueadores de celular (Jammers);
- Não pode ser interrompida cortando-se os fios de telefone, ou de internet do local monitorado;
- Instalação simplificada;
- Não necessita de torres;
Como Funciona?
Para começar a rede de comunicação é necessário instalar o Rádio Mestre na empresa de monitoramento e um Rádio Alarme junto a central de alarme do cliente.
A comunicação entre a central de alarme e o Rádio Alarme é feita com o protocolo CONTACT-ID. Portanto qualquer sistema de alarme monitorado com discador telefônico utilizando o protocolo CONTACT-ID pode ser monitorado.
O Rádio Mestre recebe os dados dos sistemas de alarme e os transmite para o software de monitoramento via interface serial. O Rádio Mestre emula o protocolo SURGARD, fazendo a função de uma receptora.
Rede MESH Radioenge
A tecnologia de rede MESH Radioenge faz com que cada rádio instalado nos clientes monitorados seja um repetidor. A rota de comunicação entre os rádios é formada automaticamente pelos radios e caso uma rota seja interrompida, a rede MESH irá tentar refazer a rota por meio de outros rádios da rede.
Confiabilidade e Segurança
Além da confiabilidade oferecida pela rede MESH, o radio ao enviar um evento, aguarda a confirmação de recebimento do Rádio Mestre. Enquanto o radio que enviou o evento não receber a confirmação, ele irá retransmitir o evento até que a receba.
Todas as informações transmitidas na rede são criptografadas.
Sua Rede
Com a Radioenge você constrói sua própria rede de comunicação com eficiência e agilidade. Dessa maneira a sua empresa deixa de depender do serviço de terceiros para garantir uma parte chave do monitoramento: a comunicação.
Observação
Os equipamentos na faixa de 459-460MHz / 469-470MHz operam em frequência licenciada pela ANATEL.
Antes de iniciar a operação deve-se solicitar a outorga para explorar o SLP (Serviço Limitado Privado) e também fazer o registro da frequência a ser utilizada junto a Anatel, conforme resolução Anatel 558/2010 e 617/2013.
Os rádios 915MHz estão isentos de licenciamento na Anatel (conforme resolução Anatel 506 de 2008).